sábado, março 26, 2005

MEMÓRIAS DO TRONO

Não tem jeito. Não consigo ir ao banheiro sem levar uma LEITURA. Mas tem que ser daquelas sem compromisso. Um gibi, a sessão de esportes do jornal, uma playboy. As preferidas são revistas de surf. Quer leitura mais AMENA do que esta?

Agora pouco levei para trono a MAIS VENDIDA do mês. Tirando um detalhe ou outro, só tem MERDA naquilo. Nada mais apropriado para o momento. Nesse sentido, o jornalista Júlio, lembrando as palavras de Cauli, lançaria a questão:

- O que esperar de uma revista de surf, com base em São Paulo?

Realmente.

Saí do banheiro com uma sensação de alívio, mas com uma pergunta na cabeça:

Por que será que publicações assim, querem porque querem pintar o surfista como UM CARA COOL? Tentam (e, patéticamente, conseguem) vender a idéia de que a TRIBO (?!?!?) é superior, imune ao tédio, perspicaz, desbravadora, alegre, ecológica e mais uma série de qualidades que, somadas, dariam a possibilidade para qualquer um que tenha subido numa prancha, de tornar-se um sério candidato ao Prêmio Nobel, pela descoberta da FÓRMULA MÁGICA DA FELICIDADE ETERNA.

E, perceba, não precisa nem ser um surfista de verdade. Basta se fantasiar como tal.

Dia desses li um texto do Júlio Adler declarando seu horror àqueles que insistem em qualificar surfistas como "A última tribo nômade". Concluiu ele, em certo ponto:

(...) Tudo mentira ! Diferente do que as revistas em Sampa desejam vender aos não-surfistas de todo Brasil, surfistas estão em toda parte. São pessoas normais, absurdamente normais. Irritantemente normais, diria eu, para exagerar um pouco mais.

É. Para desespero de quem gosta de surf e se esforça ao máximo para pensar sózinho, não deixando que outros o façam em seu lugar. Até que apareça algo melhor e mais inteligente no mercado editorial brasileiro, revistas de surf vão continuar tendo espaço garantido no banheiro.

Bem pertinho da PRIVADA.

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